domingo, 17 de Dezembro de 2017
Registo Login


História

A razão da criação da Associação foi a necessidade de resolver algumas situações de carácter social (Melhoramentos) e tentar criar condições de bem estar e convívio na população.

 

A IDEIA surgiu de um grupo de pessoas residentes no Poço Redondo e em Lisboa.

 

Em 1973, com o terreno cedido para o efeito, deram-se início as obras para a construção do Edifício sede.

 

Em 1975 foi feita a Escritura de Constituição da Associação e a 29 de Novembro desse ano foi inaugurado o Edifício Sede.

 

A 1ª iniciativa da Associação foi o ALCATROAMENTO de algumas ruas do lugar com os custos a serem suportados pelos resultados das Festas Anuais.

 

A 2º iniciativa foi a construção do DEPÓSITO de Abastecimento de Água do lugar, depósito esse ainda hoje em funcionamento, e entregue actualmente aos SMAS de Tomar. Foi tambem feita a 1ª REDE de abastecimento em tubo Poliestileno. Essa rede apenas abastecia os FONTANÁRIOS construidos para o efeito, e distribuidos pelo lugar do Poço Redondo.

 

Em Janeiro de 1976, passou a ser disponibilizado mais um serviço na Associação que era a VISITA DE UM MÉDICO  2 vezes por semana, transportado de Lisboa por sócios e amigos para dar consultas na nossa Associação às pessoas do Lugar e não só, numa altura em que esse serviço não era disponibilizado pelas Entidades Oficiais. Só após alguns anos passou este serviço a ser desempenhado por um Médico e uma Enfermeira já dos Serviços de Tomar.

 

Em 1982, passou-se para o ABASTECIMENTO DOMICILIÁRIO com a Gestão do Abastecimento, Manutenção e Leitura de Consumos, feita pela Associação, e com todos os custos suportados pela mesma.

 

Em 1983/4, comprou-se o terreno em frente do Edifício Sede, terreno esse onde se situava a antiga Capela. Nesse ano foi também Alcatroado o actual Recinto de Festas.

Dado que a antiga Capela estava implantada num local muito próximo da Rede Viária, foi decido construir uma nova Capela que foi inaugurada em 1984.

 

Nesse ano foi feita uma nova rede de distribuição domiciliária de água com o apoio da Câmara, já em tubo PVC, e uma nova rede adutora do Depósito.

 

Em 1992/1993 foram substituídos todos os ramais de Ligação Domiciliária  com ligação à nova Rede em PVC e, de seguida, e após o alargamento possível das ruas do lugar, foi feito o alcatroamento das mesmas por parte da Câmara Municipal de Tomar, com o apoio das Juntas de Freguesia.

 

Foi depois adquirida mais uma parcela de terreno com 2000m2 para a Ampliação do Edifício Sede onde foi construído um novo Palco com 60m2, uma Biblioteca, dois Camarins, duas Casas de Banho, uma Copa, um Mini Ginásio. Ampliação essa feita em 1994.

 

Nesse terreno foi também implementado em 1994 o nosso Polidesportivo, construção essa que teve o apoio da Câmara Municipal de Tomar.

 

De seguida, foi adquirido mais um terreno para construir uma Extensão Médica.

 

Em 1997, foi construído um edifício para instalar a Extensão Médica do Poço Redondo conforme exigência do Centro de Saúde de Tomar, dadas as poucas condições com que o serviço se deparava no espaço dentro do Edifício Sede. Este novo edifício conta com um Gabinete Médico, uma Sala de Enfermagem, uma Recepção e Sala de Espera, Casa de Banho, Ar condicionado e Televisão. Esta obra foi totalmente custeada pela Associação, Sócios e amigos, e rondou os 50.000 Euros.

 

Desde que a Extensão Médica foi inaugurada, que temos Assistência de Enfermagem  diariamente durante uma hora, mantida pela Associação, dado que o Centro de Saúde de Tomar apenas garante um Médico e uma Enfermeira durante uma hora, num dia da semana.

 

Dada a má qualidade da água, passou-se a abastecer o Depósito com a Rede Adutora de Ferreira do Zêzere, passando nesse momento a exploração da Rede para os SMAS de Tomar, cedendo a Associação a Rede e Depósito sem qualquer contrapartida, quer financeira, quer de outra natureza.

 

Durante estes últimos anos também nos temos preocupado com os Bens Culturais, como por exemplo a reconstrução da Fonte do Vale da Serpa, a primeira Fonte onde as pessoas do lugar iam buscar água e lavar a sua roupa. Essa reconstrução foi feita pela Associação com o apoio da Junta de Olalhas.

Contactos Mapa do Site